5.8.09

Como fazer um trabalho de uma página, arial, tamanho de letra 11 e espaçamento de 1,5.
É claro que não sei como se faz...
Contrariamente ao que se pensa, o sono não é simplesmente um estado em que o cérebro está a repousar, mas sim uma condição dinâmica e complicada, durante a qual o cérebro está muito activo. Há várias fases de sono: as fases 1, 2, 3, 4 e o sono REM, que se repetem em padrões característicos durante uma noite de sono. Certas fases são particularmente importantes, não só para manter a vigília durante o dia, mas também para consolidar a aprendizagem e a memória. Durante o sono ocorrem, também, vários processos metabólicos que, se forem alterados, podem afectar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, hipertensão e diabetes.
A doença do sono mais comum é a insónia (e é só dela que vou falar, sem menosprezar qualquer outro dos distúrbios do sono), que tem um enorme efeito negativo na qualidade de vida, como a dificuldade de concentração, maior risco de acidentes devido a fadiga, o aumento da ansiedade, depressão, hipertensão, dor crónica, sendo portanto um risco para a saúde física e mental de quem dela sofre.
A farmácia de que sou proprietária está situada no interior do país, numa zona rural sem indústria, onde a maior parte das pessoas tem uma rotina diária de levantar e deitar regida pelas horas de luz solar.
E todos os dias, no balcão da farmácia, são ouvidos desabafos sobre noites mal dormidas ou dificuldades em adormecer e são aviadas dezenas de receitas médicas onde são prescritas benzodiazepinas e, cada vez mais, indutores de sono, para tratar a insónia. Se há 10 anos eram o lorazepam e o bromazepam quem detinha a maior fatia neste grupo de medicamentos, neste momento estão a partilhá-la e a grande velocidade com os indutores de sono estazolan, brotizolan e zolpidem. A quase totalidade desses medicamentos é prescrita por médicos de saúde familiar, portanto sem competência específica para tratar os problemas do sono. E se o problema do sono não for a insónia, são essas drogas igualmente prescritas, na grande maioria dos casos.
As benzodiazepinas são eficazes tanto para adormecer, como para a manutenção do sono, mas o seu uso prolongado pode provocar uma alteração da arquitectura do sono (diminuição da fase 4 e do sono REM e aumento da fase 2), sedação durante o dia e deterioração cognitiva e psicomotora, sem esquecer os sintomas de abstinência, na descontinuação. São muito eficazes na regulação do sono, mas só deveriam ser usados por curtos períodos e acompanhados do estudo do sono de cada doente, tendo em vista a descoberta de uma terapêutica adequada.
Porém, nos casos de interioridade e de baixo poder económico da população, é difícil o acesso a especialistas nesta área, sendo por isso corrente o recurso dos doentes aos médicos de família que, por limitação de meios, têm tendência a padronizar a terapêutica.
É neste campo que os balcões das farmácias, especialmente na província e nos subúrbios urbanos, exercem pela relação de proximidade, um importante papel na informação das contra-indicações do uso das benzodiazepinas, na educação dos hábitos de sono dos doentes, bem como por vezes no encaminhamento para especialistas do estudo do sono.

22 comentários:

monica disse...

muito bom, gostei! é daqueles textos q lidos a correr se percebe a ideia principal e lido com mais atenção há muitas entrelinhas e conceitos, isto não é fácil, mas parece!!!!

fico mais descansada, com as horas q durmo tou sã quem nem um pêro!

n percebi uma coisinha: neste paragrafo "As benzodiazepinas são eficazes tanto para adormecer, como para a manutenção do sono, mas o seu uso prolongado pode provocar uma alteração da arquitectura do sono (diminuição da fase 4 e do sono REM e aumento da fase 2), sedação durante o dia e deterioração cognitiva e psicomotora, sem esquecer os sintomas de abstinência, na descontinuação." a que abstinência te referes?

Lulu disse...

se tomas lorenins e afins durante uns meses, para dormir, se deixas de tomar, não dormes...
é como qualquer outra habituação-
e ainda falta a tolerância à dose:
para obter o mesmo efeito, ao fim de muito tempo, vais ter que aumentá-la para obter o efeito pretendido-

e não tem nada a ver com sexo

eheheheheheheheheh

Lulu disse...

e agora vou abrir a botica. tá na hora :(

Anónimo disse...

Ui, até já tou com sono de tanto zorpelim, diazapem, marzipalam...

Zzzzzzzzzzzzzzzzz

Felizmente sempre dormi bem (quando me deixam)

mushu disse...

Pá, a anónima era eu

Lulu disse...

tava ver que andava aqui um spy!

mónica disse...

quem é q n te deixa dormir????

mónica disse...

Lulu: pois isso! é como sexo tb se fazes mta abstinência dps nepias keekekekekeke


sono REM é o q?

Lúcia disse...

rapid eye movements

é o sono mais profundo, semelhante à morte!!!!!!!

cruzes canhoto.

mónica disse...

a morrer com os olhos em movimento?? heehheheheheh

mushu disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Lulu disse...

dava-mos Mushusa?????????

Mushu disse...

fODA-SE!!!!!!!!!!!! nEM PARECE MEU!

REPITO:

Mushu disse...

Os computadores tem a memória RAM, nós temos o sono REM que faz basicamente o mesmo efeito. Sem ele davamos em doidos. Né, dona Lucy?

Mushu disse...

Férias a mais é o que é!

Lulu disse...

também me parecia....

Mushu disse...

dávamos!
&%$#(/")#"
[tou despedida!)

Mónica disse...

ganda analogia dona mushusa!!!!
´
mas tenho a impressão q n concordo: memória ram só funciona qdo computador tá ligado (vulgo pessoa acordada) a memória ROM é q guarda toda a informação qdo o computador tá desligado. diz-me cá o relógio no computador é q é a memória a trabalhar com computador desligado, se calhar tem uma bateria independente, terá? lol n sei



fico à espera da tua replay!

Anónimo disse...

E o teu corpo desliga-se? Parece-me que não. Está sempre ligado à corrente [coração a bombar], só que está em modo "screen saver" durante o sono.

Certo?

mushu disse...

Oh pá, mas porque é que isto insiste que eu sou anónima?

monica disse...

hmmm n sei a lucia é q sabe

Lulu disse...

eu?????????